Olhos vermelhos: a culpa pode ser da Síndrome do Olho Seco.
Clima seco é alerta e se você já é propenso a alergias como rinites e sinusites, ATENÇÃO.
Um dos problemas que se agravam nessa estação é a síndrome do olho seco e o ceratocone.
A baixa umidade permite que a poeira e poluição fiquem mais tempo suspensos no ar, gerando aumento dos casos de alergia e coceira causada pode levar a casos da ceratocone, que precisa ser tratada de forma imediata.
Sintomas como ardência, coceira, olhos vermelhos e visão borrada que melhora ao piscar podem indicar essa condição, além de desconfortos após assistir à televisão, ler ou usar o computador por muito tempo.
Mas como identificar se meus olhos vermelhos são realmente Síndrome do Olho Seco ou somente alguma irritação vinda da mudança de tempo?
Confira a resposta abaixo:
Identificando os sintomas da síndrome do olho seco?
Primeiro, é importante entender que os nossos olhos, possui um sistema de lubrificação própria composta por sais minerais, proteínas e gorduras que limpa e protegem a córnea.
A síndrome do olho seco, acontece quando essa lubrificação é prejudicada, seja por fatores externo, como o tempo seco, ar condicionado ou fatores como problemas nas pálpebras ou glândulas lacrimais.
Entre os sintomas, estão:
- Secura;
- Vermelhidão;
- Coceira;
- Ardor;
- Sensação de corpo estranho e de “areia”;
- Fotofobia;
- Produção excessiva de lágrimas, etc.
A dica para reconhecer se o seu caso é somente uma irritação ou Síndrome do Olho Seco é observar a recorrência desses sintomas.
Sintomas que aparecem após muito tempo em telas digitais ou ocasionalmente podem ser somente irritações tratáveis com colírio.
Mas caso esses sintomas aparecem constantemente, diariamente ou várias vezes na semana, é possível que você esteja sofrendo da Síndrome.
Posso usar colírio para tratar Olho Seco?
Com o tempo seco, é normal os olhos ficarem mais irritados e secos e as lágrimas artificiais podem ajudar.
A fórmula desse tipo de colírio é muito parecida com a lágrima humana e as substâncias encontradas no colírio auxiliam na hidratação do olho.
No geral, o colírio pode sim ser usado, mas é mais indicado para quem sofre com alergias e irritações.
ATENÇÃO! Para casos de Síndrome do Olho Seco, a recomendação pode ser outro.
O correto é visitar o oftalmologista, pois em alguns casos, o excesso pode causar danos a córnea e a conjuntiva.
Redobre o cuidado no verão
Durante essa estação, os cuidados devem ser redobrados porque é nesse período que o desenvolvimento de doenças ocultares fica em alta, especialmente em crianças.
Lembre-se de manter a hidratação oral em dia, evitar estar exposto ao ar condicionado e apostar em umidificadores de ar nesse verão.
Além disso, apostar em protetores solares e produtos veganos pode ajudar pois são menos agressivos a córnea.
São feitas com extratos naturais que são mais compatíveis com o pH da sua pele e dos seus olhos, são livres de petrolatos, sulfatos e parabenos e ajudam a reduzir os problemas e até infecções causadas pela irritação.
Aproveite e confira nossas redes sócias para mais conteúdos desse tipo.
Facebook
instagram
Blog